MUSICOTERAPIA

Uma leitura via Musicoterapia Analítica

Filme A star is born/ agosto 2019 UESB

Na última semana (primeira de agosto de 2019), fui convidada pelo projeto do CA de Letras da UESB para comentar o filme A star is born. Como perspectiva, utilizei (claro) a da Musicoterapia Analítica, enfatizando as camadas do ser - persona/self/ego/sombra - na relação amorosa em questão. Foi bem interessante discutir o papel da sombra nos atritos conjugais, no vício, no nosso desafio existencial! No final, conduzi uma dinâmica transpessoal tendo a sombra como eixo. Experiência apaixonante.
Proposta de BAIA (2018)
Proposta de BAIA (2018)

Em novembro de 2018, defendi o meu TCC no curso de pós-graduação em Musicoterapia: (Des)encontros entre os estudos de desenvolvimento fonológico e musical: implicações no contexto musicoterápico. Tive a oportunidade de apresentar o estudo no VI EICEFALA em Belo Horizonte (veja o pôster em inglês no arquivo abaixo). No momento, trabalho em um artigo que dá sequência ao estudo em parceria com o prof. Waldemar Ferreira Netto (USP) e o Daniel Peres (UNICAMP). 

Musicoterapia na ACIDE - Bahia

Associação Conquistense de Integração do Deficiente - Maio/Junho - 2018


No momento, vivencio a minha primeira experiência como musicoterapeuta sem a influência direta do título de doutora em Linguística. Sou a estagiária de Musicoterapia, com o colega musicoterapeuta Alex Lacerda, na ACIDE de Vitória da Conquista - BA. Como defino a experiência? Mágica. Estamos atendendo pessoas com deficiência visual congênita e adquirida e aprendendo muito a respeito da nossa própria existência. 

Tem sido um desafio encantador adaptar e aplicar tanto conhecimento nos 50 minutos de sessão que fazemos com cada grupo. Atualmente, durmo pensando no ISO, nos perfis de Bruscia... que me auxiliam no meu autoconhecimento e no meu trabalho diário como professora universitária e pesquisadora.

Para finalizar, o retrato sonoro de muitos tem lembrado do início do meu. Nunca pensei que voltaria a cantar Débora e Leia... A vida e suas voltas.

 

O INÍCIO

Iniciei meus estudos em Musicoterapia em janeiro de 2017 e tem sido um desafio muito prazeroso conciliar meus estudos linguísticos com os estudos de musicoterapia, que acompanho e tento desenvolver no momento.